sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Terapia Caminhando

Depois de quase 15 anos de consultório sinto-me mais á  vontade para contar sobre experiências um tanto inovadoras que usei durante estes anos, com bastante sucesso.
Uma delas é caminhar com pacientes que apresentam ansiedade, síndrome do pânico, depressão e problemas realacionados ao stress.
Como já sabemos, após um certo tempo caminhando, nosso organismo começa a secretar endorfinas associadas ao bem -estar, e aconselhar a atividade física faz parte do bom senso, porém em casos como os citados ácima, dificilmente a pessoa tem a iniciativa necessária para começar a caminhar sozinha.
Muito por causa de meu perfil mais atuante dentro dedo meu trabalho clínico, comecei a encorajar meus pacientes á realizar as sessões caminhando, e os resultados são excelentes, o fato de estar ao ar livre, fora do seting terapeutico ajuda a relaxar e deixar a conversa fuir de forma mais amena e descontraída.
Durante quase 3 anos coordenei grupo livre de caminhada com pacientes em UBS, na cidade de Barueri, foi um sucesso!
No início foi dificil convencer a adinistração, muito acostumada á marcação de horários e todo o tipo de burocracias ,que eu iria atender todas as pessoas que comparececem no horário divulgado na recepção;Para a minha surpresa, o número de pessoas foi sempre aumentando e a integração entre elas foi ficando cada vez mais intensa e terapeutic