quinta-feira, 29 de abril de 2010

Uma mãozinha para os papais separados

Quando os casais se separam, começa uma nova fase para a criança, que terá que  adaptar-se á rotina de visitação do pai, no caso da guarda ficar com a mãe.
Uma série de providências devem ser tomadas pelo pai para receber receber o filho em novo espaço.
Todas as providências têm como objetivo integrar a criança ao novo ambiente, fazê-la sentir-se benvinda e segura, além de facilitar o relacionamento do pai com a mãe.

Providencie:
  •  Os utensílios de higiêne: escova de dentes, escova de cabelo, shampoo, condicionador,creme hidratante, protetor solar, cotonetes, cortador de unhas infantil.

  • Roupas de Cama: , travesseiro(antialérgico), lençois, toalha de banho e rosto, cobertor ou edredon.Se possível, escolha os modelos com personagens ou coloridos.

  • Roupas: 1pijama,um agasalho leve, um agasalho de bastante frio, 2 cuecas/calcinhas, 2 meias, 1 calça, 1 short, 2 camisetas. Ter uma quantidade pequena de roupas simples em sua casa facilita no caso da  criança  sujar-se ou esquecer alguma coisa na casa da mãe.

  • Medicamentos: verificar com a mãe, ou pediatra qual antitérmico,antinflamatório,descongestionante, antialérgico, analgésico, sabão de limpeza de ferimentos e curativo a criança está acostumada a usar.Não administre medicamentos ou vitaminas sem conhecimento da mãe ou pediatra, pois podem haver problemas se houver uma emergência e estes dados forem omitidos do médico socorrista. 
Tenha o telefone do pediatra,uma cópia da carteira do plano de saúde e dos documentos de seu filho.

  • Alimentos: durante as primeiras visitas (depois já deixe isso preparado antecipadamente) faça um supermercado junto com a criança e escolha os alimentos que ela gosta, levando em consideração se eles são adequados á saúde, e a dieta de costume.Verifique se você sabe prepará-los e pense na possibilidade de comprar alimentos que vocês possam preparar juntos, como bolos de caixinha, gelatinas e saladas. 

  • Brinquedos: tenha alguns brinquedos em seu espaço e permita que ela leve-os para a casa da mãe e que traga brinquedos de lá. A percepção de que ela é dona de seus objetos e que pode circular com eles livremente entre as casas baixa a ansiedade durante as visitas e cria a segurança de poder sempre voltar.

  • Mural de regras: Escreva com a criança(á partir de 3 anos vc já pode fazer isso!) as regras da casa, por exemplo, apagar a luz ao sair, usar sempre "por favor, com licença, obrigada, por exemplo, em local onde elas possam ser vistas, como a porta da geladeira
Tenha um combinado muito sério de horários para buscar e entregar na casa da mãe,atrasos magoam, causam raiva, ressentimentos e insegurança na criança.
Antes de entregá-la de volta á casa da mãe deixe claro o dia e horário que você vai retornar e faça tudo para cunmprir este acordo.
Boa Sorte!