sexta-feira, 1 de outubro de 2010

              A insanidade está dentro ou fora dos consultórios?

Em 16 anos de consultório, porta aberta para rua, telefone divulgado em listas, alguns dizem que posso ter corrido risco muitas vezes ...


Verdade, parece perigoso,converso com estranhos!

Gente que chega eu não sei da onde, toma a água da garrafa, senta no sofá e observa a sala de espera, avalia nossos quadros, a decoração, usa o toalete, lê nossas revistas e livros, sobe as escadas e senta-se á minha frente disposta e receber ajuda, amparo, orientação ou pelo menos usufruir de um ouvido atento.


Em todos estes anos vi apenas pessoas especiais que chegam com suas próprias pernas, ou amparadas por suas famílias, ensaiam dias o que vão me contar, outras chegam após muitos anos de análise e desfiam o vocabulário psicanalítico com desenvoltura.

Gente corajosa e disposta á olhar para si, seguir na aventura de ser melhor e de aceitar que pode ou precisa mudar!

Confesso que tenho certeza que corro mais riscos caminhando na rua, dirigindo meu carro numa estrada ou parada num farol, do que na minha velha cadeira do consultório.

Análise é coisa de gente muito sã!